sábado, 8 de maio de 2010

Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Madre de Deus

O Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Madre de Deus é um pequeno templo católico localizado no topo do morro Teresópolis, em Porto Alegre. O projeto para o edifício data de 1987, mas sua construção atrasou devido a preocupações de ordem ambiental, e sua pedra fundamental só pôde ser lançada em 16 de agosto de 1992, sendo consagrada pelo arcebispo de Colônia, o Cardeal Joachim Meisner. Foi concluído em junho de 2000, integrando-se às comemorações do Terceiro Milênio.

Tem 700 m² de área construída, divididos em dois pavimentos. É uma estrutura de aço, tijolos e vidro de linhas arrojadas, definidas principalmente pelo grande telhado em duas águas que organiza todo o conjunto e se estende até o nível do solo. Possui uma série de vitrais ilustrativos do Velho Testamento e dos Sacramentos, e uma grande estátua da Padroeira, vinda da Itália e esculpida em madeira de tília.

O complexo do Santuário, atualmente ainda em obras, compreende um campanário independente e instalações sanitárias para o grande público que comparece nas ocasiões festivas e romarias. Para estes eventos foi instalado um altar ao ar livre na esplanada defronte ao templo, de onde se pode também apreciar uma vista magnífica de toda a região de Porto Alegre e do estuário do Guaíba.


Fonte: Wikipédia

Foto: Bruno Churuska

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores